Você conhece a Bélgica? Um país pequeno, mas cheio de histórias!
- Samanta Siqueira
- há 5 dias
- 2 min de leitura
No último dia 21 de julho, a Bélgica comemorou sua festa nacional. Quem estuda desde o nível iniciante aqui na escola com o livro Défi tem que saber disso! 🇧🇪 Afinal de contas, na Unité 2 do livro Défi 1 falamos bastante da Bélgica e inclusive respondemos um quiz sobre o país para testar nossos conhecimentos! Quem lembra dele? Ó:

A partir desse quiz, acabamos falando bastante sobre esse petit país francófono da Europa. Ele é pequeno, sim, mas rico em histórias, cultura e gastronomia! Essa data da festa nacional marca a ascensão ao trono do primeiro rei belga, Léopold Ier, em 1831, após a independência do país em relação aos Países Baixos. Mas além da monarquia e da história política, a Bélgica é um país fascinante e diverso! Muitas referências francófonas vêm de lá!
Que tal conhecermos um pouco mais sobre esse país incrível?
🇧🇪 Um país, três línguas
Você sabia que a Bélgica tem três idiomas oficiais? São eles:
o francês, falado na região da Wallonie (Valônia, sul do país) e em Bruxelas;
o neerlandês (na verdade, o flamengo), falado na região de Flandres (norte);
e o alemão, falado por uma pequena minoria no leste.
Bruxelas, a capital do país (e também sede da União Europeia!), é oficialmente bilíngue – français et flamand – mas no dia a dia, o francês predomina.
🎨 Arte, quadrinhos e surrealismo
A Bélgica normalmente é conhecida também por ser o berço de artistas e referências culturais bem conhecidas:
O pintor surrealista René Magritte, famoso por quadros como "Ceci n’est pas une pipe".

O mundo dos quadrinhos com personagens como Tintin (As Aventuras de Tintim) e Les Schtroumpfs (os Smurfs).

🍫 Waffles, batatas fritas e chocolate
A gastronomia belga também merece destaque! Não é exagero dizer que o país é responsável por alguns dos melhores pratos e delícias do mundo:
Os waffles belgas, ou em bom francês, les gaufres, são famosos no mundo todo – crocantes por fora, macios por dentro, com coberturas que vão de morangos frescos a chantilly.
As frites (batatas fritas) são um orgulho nacional: dizem que a Bélgica foi o verdadeiro país criador das "french fries"!
O chocolate belga é um dos mais respeitados do mundo, com marcas artesanais e tradicionais que encantam qualquer um.
E claro, a cerveja belga também não fica atrás: grandes marcas maravilhosas como Duvel, La chouffe, La trappe, Leffe, Chimay... Merci la Belgique !
🧑🎤 Músicas belgas em francês
Se você estuda francês, provavelmente já escutou Angèle, Stromae ou Damso – todos artistas belgas que fazem sucesso internacional cantando em francês. A cena musical do país é vibrante e diversa, com influências que vão do pop ao rap, passando pelo eletrônico e o alternativo. Eu particularmente sou fã demais desses belgas! (Se tu já foi meu aluno, talvez saiba que sou especialmente obcecada por Stromae kkk)
Então bora aproveitar pra conhecer esses artistas incríveis? Deixo aqui algumas recomendações:
Comments