266126586146761 1089028052512115 1052742702658290
top of page

Le Tour de France

No último sábado (29), teve início a prova de ciclismo mais famosa do mundo, o Tour de France! Essa competição mítica no universo do ciclismo é francesa e, neste ano, chega à sua 111ª edição. Mas afinal, o que é o Tour de France? Vamos conhecer um pouco mais sobre a sua história? C'est parti...



O primeiro Tour de France foi bem diferente do que conhecemos hoje. Realizado entre os dias 1º e 19 de julho de 1903, a competição começou na cidade de Montgeron, perto de Paris. Sessenta ciclistas participaram da prova inaugural, entre eles 49 franceses, quatro belgas, quatro suíços, dois alemães e um italiano. Eles percorreram, na primeira etapa, 467 km, chegando até Lyon. Naquela época, os ciclistas competiam individualmente, ao contrário dos dias atuais, em que competem por equipes. O primeiro Tour contou com seis etapas e o vencedor foi o ciclista Maurice Garin.


« Du geste large et puissant que Zola dans La Terre donne à son laboureur, L'Auto, journal d'idées et d'action, va lancer à travers la France, aujourd'hui, les inconscients et rudes semeurs d'énergie que sont nos grands routiers professionnels. » — Henri Desgrange, édito du journal L'Auto du 1er juillet 1903

“Com o gesto amplo e poderoso que Zola dá ao seu agricultor em La Terre, L'Auto, um jornal de ideias e ação, vai lançar pela França, hoje, os inconscientes e rudes semeadores de energia que são nossos grandes ciclistas profissionais."

— Henri Desgrange, editorial do jornal L'Auto de 1º de julho de 1903


Quem teve a ideia organizou e lançou o primeiro Tour de France foi o jornal francês Auto que tinha como objetivo divulgar e vender exemplares. O Tour de 1903 teve 6 etapas, que ligavam as maiores cidades da França: Paris, Lyon, Marseille, Toulouse, Bordeaux e Nantes, com um percurso total de 2428 km.


Percurso do primeiro Tour de France (1903)


Muitas coisas mudaram desde o primeiro Tour em comparação com o de hoje. Atualmente, o Tour de France conta com 21 etapas ao longo de 23 dias, percorrendo um total de 3.492 km. Neste ano, a competição começou em Florença, na Itália, em 29 de junho, e terminará em Nice, na França, em 21 de julho. Normalmente, a última etapa termina em Paris, com sua chegada emblemática na Champs-Élysées. A mudança deste ano ocorreu devido às Olimpíadas que começarão logo após o término do Tour. O percurso é alterado a cada edição, mas a chegada sempre acontece na avenida Champs-Élysées, em Paris (exceto neste ano, que será em Nice).


Percurso do Tour de France 2024

Com uma trajetória desafiadora e repleta de emoção, o Tour de France atualmente conta com 21 etapas ao longo de 23 dias, percorrendo um total de 3.492 km. As 21 etapas são categorizadas em quatro tipos diferentes de provas: altas montanhas, montanhosas, planas e contrarrelógio. O Tour é composto por cinco competições no total: classificação geral, classificação por pontos, classificação por montanhas, melhor ciclista jovem e classificação de equipe


O ciclista que completa todas as etapas no menor tempo vence o Tour e conquista a tão desejada camisa amarela (le maillot jaune). As camisas (les maillots) são muito importantes, e cada uma tem uma cor diferente; em cada etapa, teremos um participante usando uma dessas camisas. Ao final, o ciclista que estiver no primeiro lugar da classificação geral será o grande vencedor do Tour e ganhará a camisa amarela.


Camisas do Tour de France: cores e significados

  • Camisa amarela : identifica o líder da classificação geral da prova. Foi criado em 1919 e sua cor foi uma homenagem ao jornal L'Auto, que utilizava páginas amarelas.

  • A camisa verde: identifica o líder da classificação por pontos do evento. Foi criado em 1954 para o quinquagésimo aniversário do teste. Sua cor foi uma homenagem ao jornal Le Vélo que utilizava folhas verdes.

  • A camisa vermelha de bolinhas: identifica o melhor escalador do evento.

  • A camisa branca: é dada ao jovem melhor classificado no Tour de France. É determinado observando a classificação da camisa amarela e descartando os pilotos nascidos após o prazo. Para conquistar a camisa branca, o ciclista deverá ter menos de 26 anos no dia 1º de janeiro do ano do Tour em questão, ou completar 26 anos nesse ano.

  • A camisa vermelha: foi concedida ao vencedor da classificação da colina ou fase intermediária. Começou a ser utilizado em 1984 mas, após ser considerado repetitivo, foi cancelado em 1989.


Neste ano, são ao todo 176 ciclistas divididos em 22 equipes que vão competir. Confira abaixo todas as equipes participantes. Além disso, outro fato impressionante sobre o Tour é que, com uma média de mais de 15 milhões de espectadores por ano, este é o evento com a maior audiência ao vivo do mundo.

Na França, o evento é patrocinado e transmitido pelo canal France tv. No Brasil, os fãs podem assistir através dos canais ESPN e Disney+.


Sabemos que o Tour de France possui muitas regras, etapas e participantes, e compreender como essa competição acontece pode parecer um pouco desafiador. Uma dica valiosa é assistir à série da Netflix Tour de France: no coração do pelotão. Esta série é perfeita para quem deseja explorar o universo do ciclismo e entender mais sobre a competição francesa mais icônica do mundo. A série nos explica sobre como a competição funciona, a dinâmica de treinamento e as disputas entre as equipes (além de algumas rivalidades entre eles). Além disso, mostra as paisagens deslumbrantes da França nas desafiadoras etapas de montanha, que são um destaque do Tour. A primeira temporada retrata o Tour de 2022 e a segunda temporada o de 2023.


Para fica por dentro de tudo que vai acontecer no Tour 2024, confira a programação completa:
  • 29 de junho - Etapa 1 - Florença (Itália) a Rimini (Itália) - 206km - Montanhosa

  • 30 de junho - Etapa 2 - Cesenatico (Itália) a Bolonha (Itália) - 200km - Montanhosa

  • 1 de julho - Etapa 3 - Piacenza (Itália) a Turin (Itália) - 229km - Plana

  • 2 de julho - Etapa 4 - Pinerolo (Itália) a Valloire (França) - 138km - Alta montanha

  • 3 de julho - Etapa 5 - Saint-Jean-de-Maurienne a Saint-Vulbas - 177km - Montanhosa

  • 4 de julho - Etapa 6 - Mâcon a Dijon - 163km - Plana

  • 5 de julho - Etapa 7 - Nuits-Saint-Georges a Gevrey-Chambertin - 25km - Contrarrelógio

  • 6 de julho - Etapa 8 - Semur-en-Auxois a Colombey-les-Deux-Églises - 176km - Plana

  • 7 de julho - Etapa 9 - Troyes a Troyes - 199km - Montanhosa

  • 8 de julho - Sem etapa - 1º dia de descanso

  • 9 de julho - Etapa 10 - Orléans a Saint-Amand-Montrond - 187km - Plana

  • 10 de julho - Etapa 11 - Évaux-les-Bains a Le Lioran - 211km - Alta montanha

  • 11 de julho - Etapa 12 - Aurillac a Villeneuve-sur-Lot - 204km - Plana

  • 12 de julho - Etapa 13 - Agen a Pau - 171km - Plana

  • 13 de julho - Etapa 14 - Pau a Saint-Lary-Soulan Pla d'Adet - 152km - Alta montanha

  • 14 de julho - Etapa 15 - Loudenvielle a Plateau de Beille - 198km - Alta montanha

  • 15 de julho - Sem etapa - 2º dia de descanso

  • 16 de julho - Etapa 16 - Gruissan a Nîmes - 187km - Plana

  • 17 de julho - Etapa 17 - Saint-Paul-Trois-Châteaux a Superdévoluy - 178km - Alta montanha

  • 18 de julho - Etapa18 - Gap a Barcelonnette - 179km - Montanhosa

  • 19 de julho - Etapa 19 - Embrun a Isola 2000 - 145km - Alta montanha

  • 20 de julho - Etapa 20 - Nice a Col de la Couillole - 133km - Alta montanha

  • 21 de julho - Etapa 21 - Monaco a Nice - 34km - Contrarrelógio




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page