266126586146761 1089028052512115 1052742702658290
top of page

Quais as vantagens de escutar podcasts pra aprender francês?

Tem algo que sempre falo pros meus alunos/as, independentemente do nível de francês: aprender uma nova língua é uma jornada que vai muito além das salas de aula, dos livros e das gramáticas. E hoje, com a facilidade de acesso a conteúdos digitais, observo que os podcasts emergem como uma ferramenta incrível para quem deseja se conectar com a língua francesa de uma maneira mais natural e dinâmica fora da sala de aula!

E olha que quem tá te falando isso nunca foi a maior fã dessa mídia 👀 Mas sou grande entusiasta de usar podcast para aprender língua e criar a famosa imersão no idioma. Através das línguas estrangeiras, acabei inclusive consumindo mais podcasts em português também 😆

Vem que te explico as vantagens de usar essa mídia no processo de aprendizagem do francês!


  • Contato com uma fala dinâmica e diversificada, 100% auditiva

Como comentei, percebo que mesmo nesse mar de conteúdos digitais disponíveis, os podcasts acabam se destacando de outras mídias como vídeos ou filmes por sua natureza dinâmica e diversificada. Enquanto filmes e vídeos são ótimos para visualização e entretenimento, os podcasts trazem uma riqueza de formatos e temas que vão desde conversas casuais entre amigos até discussões aprofundadas sobre áreas específicas do conhecimento, notícias e eventos cotidianos. Essa abordagem conversacional é essencial para captar a fluência natural e a forma como as pessoas realmente se comunicam: hesitações, erros, fluxo de fala desordenada… Voilà a famosa imersão mesmo sem sair do nosso país.

Por serem predominantemente auditivos, os podcasts exigem também que o ouvinte preste atenção aos detalhes da fala, entonação e ritmo, sem a distração de elementos visuais. Isso ajuda a melhorar a escuta ativa e a compreensão auditiva de uma maneira mais focada. E uma super vantagem*:* essa característica permite que você os escute em qualquer lugar e a qualquer momento, seja durante uma caminhada, no transporte público ou enquanto faz tarefas domésticas.


  • Conexão natural com a língua através de assuntos que te interessam

Outra grande vantagem é poder escolher assuntos que realmente te interessam, seja esportes, cultura, tecnologia, política, ou qualquer outro tema. Essa personalização do conteúdo mantém tua motivação alta e torna a experiência de aprendizado mais envolvente! Quando você se interessa pelo tema, a probabilidade de prestar atenção aumenta, e o aprendizado acontece de forma mais eficaz. Além disso, isso acaba te ensinando vocabulários específicos e contruções de frases mais usuais/interessantes para comunicar sobre tal assunto.


  • O que estudamos em aula, ganha vida, sentido e… som!

Sabe aquela ficha que cai quando tu lê algo na internet que acabou de estudar nas aulas de francês? Pois é, ler e reconhecer a palavra às vezes é muito mais fácil pra gente do que identificar aquela palavra ou verbo sendo falados. Lembrando que o nosso contexto é o aprendizado do francês, uma língua que tem uma grafia beeem diferente da pronúncia! Por isso, ao escutar podcasts tu acaba também esbarrando em palavras e estruturas gramaticais que aprendeu, mas de maneira oralizada! Ou seja, tu vai ter mais chances de internalizar a pronúncia, as famosas liaisons do francês e as estratégias de “falar mais natural” tal palavra ou conjugação verbal. Sem contar que, ao escutar diferentes tipos de podcasts, somos expostos a uma variedade de sotaques e estilos de fala, enriquecendo ainda mais nossa compreensão do francês.


  • Uma mídia para todos os níveis: do iniciante ao avançado

Se tu é iniciante no francês, talvez deva estar se perguntando se vale a pena desde já se expor aos podcasts. Eu te respondo que sim! Ainda que tu não entenda nada ou muito pouco, essa exposição é extremamente benéfica! O simples ato de ouvir o idioma regularmente permite que teu cérebro absorva o ritmo e a melodia da língua. Sim, repito: mesmo que tu não entenda na-da em um primeiro momento. A grande sacada é que com o tempo, esses padrões sonoros se tornam familiares, facilitando a compreensão e a recuperação dessas estruturas na hora de falar e aprender elas. Mesmo sem entender cada palavra ou frase, o teu cérebro está trabalhando para identificar e armazenar esses sons, ajudando a melhorar tua pronúncia e fluência de maneira gradual.

Já para quem possui um nível intermediário/avançado de francês, sempre será ótimo ouvir podcasts pra praticar tudo que comentamos: internalização de pronúncias, vocabulários específicos, prosódia da língua… E nesse caso, também pode ser interessante praticar uma escuta mais ativa, que envolva prestar atenção aos detalhes, fazer anotações e até repetir trechos para aprimorar a pronúncia e a compreensão. Essa escuta ativa é fundamental para captar nuances da língua, como gírias, expressões idiomáticas e formas coloquiais de falar, que são frequentemente usadas nos podcasts.


E aí? Te convenci? 😝


Pra finalizar, fica aqui algumas sugestões de podcasts em francês que eu amo e consumo bastante! Espero que dentre eles, tu encontre algum que te agrade e comece a incluir ele no teu percurso de aprendizado! :)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page