266126586146761 1089028052512115 1052742702658290
top of page

Coelhos Cretinos e Minions - as animações francesas em ação

Que as Olimpíadas de Paris são assunto do mês de julho e agosto, isso não é surpresa para ninguém, sejam pelas medalhas conquistadas pelos brasileiros em terras francesas, ou pelas diversas polêmicas criadas no entorno dos JO (Jeux Olympiques). Durante a cerimônia de abertura, comentada na news da escola, comentamos sobre todos os detalhes cachés (escondidos) em referências culturais francesas, mas teve um detalhe da cerimônia que pode ter passado despercebido ou ter suscitado alguma dúvida no público: o que os Minions estavam fazendo na abertura das Olimpíadas de Paris?!

Você sabia que os Minions são franceses? Sim, eles foram criados pelo desenhista Éric Guillon e dublados pelo realizador Pierre Coffin, ou você nunca reparou que a língua dos Minions nada mais é que uma mistura de inglês, italiano, russo, coreano e francês?


Détail de la couverture du beau livre "Tout l'Art d'Eric Guillon" - Huginn&Muninn


Sabemos que os minions são criaturinhas amarelas e pequenas que são ajudantes dos vilões do universo de Meu Malvado Favorito (Moi, moche et méchant, em francês) e que são o alívio cômico da série de filmes da Universal. Mas você sabia que na cultura de desenhos animados franceses os Minions não são as primeiras criaturas “esquisitas”, “vilanescas” e com uma língua própria que foram criados? Você já ouviu falar dos lapins crétins?

Criados nos anos 1990 por Michel Ancel, Hubert Chevillard e Charles Beirnaert (membros da empresa criadora de jogos de videogames francesa Ubisoft), os lapins crétins (literalmente "coelhos cretinos) foram concebidos como antagonistas da série de video game Rayman, onde os coelhos vindos da Lua, com aparência humana e dentes separados tinham como objetivo escravizar o personagem principal do jogo. Assim como os Minions, os Lapins possuem uma língua própria, caracterizada pelos gritos de “BWAAAAAAAH!”, além de serem um tanto quanto cômicos nos seus planos e trapalhadas.

Teriam sido os Coelhos Cretinos a inspiração por trás dos Minions? Fica a critério do leitor julgar. Abaixo temos duas cenas: a primeira dos Lapins Crétins e a segunda dos Minions.

















Com a popularidade dos personagens na série de videogames, além da participação em outros jogos, os Coelhos acabaram furando a bolha dos amantes de jogos e se tornaram personagens queridos e conhecidos do público em geral, ganhando uma série televisiva para chamar de sua “Les lapins crétins: invasion”. Para além da difusão em programas infantis em grandes canais como Nickelodeon, os personagens são super populares em paródias na internet, principalmente em paródias esportivas, como no rugby ou ciclismo (esportes populares na França).


Se os Minions foram inspirados nos coelhos cretinos ou não, o fato é que assim como as criaturinhas amarelas de Meu Malvado Favorito que se tornaram maiores que o protagonista Gru, Les lapins crétins ultrapassaram a popularidade do jogo em que foram apresentados ao mundo, se tornando referência de cultura pop no mundo das animações.

Ainda em clima olímpico: abaixo um vídeo dos lapins crétins explicando os esportes olímpicos.



Referências:

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page