Essa é uma pergunta que recebemos muitas vezes e, para respondê-la, temos que começar pensando sobre o que entendemos por “fluência”. Muitas vezes, pensamos que ser fluente em uma língua é conhecer todas as palavras, entender absolutamente tudo o que é dito e falar e escrever com absoluta tranquilidade sobre todos os assuntos possíveis, sem produzir nenhum erro.
Convenhamos, esse é um cenário bastante difícil de ser alcançado, senão impossível, e isso inclusive se pensarmos na nossa língua materna: há sempre palavras que desconhecemos, novas expressões que surgem, sotaques com os quais não temos tanta familiaridade ou assuntos que não dominamos. Dependendo da situação, falamos melhor do que escrevemos, ou vice-versa.
É por isso que é importante pensarmos nas quatro competências que fazem parte da aprendizagem de uma língua estrangeira: compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita. No ensino de língua, quando pensamos em proficiência, é possível termos, por exemplo, uma mesma pessoa com uma compreensão escrita de nível B2 (avançada), com uma fala de nível B1 (intermediária-avançada) e com uma compreensão oral de nível A2 (iniciante-intermediária).
Temos que levar em conta também que esse é um processo dinâmico e que é importante termos contato frequente e de maneiras diversas com a língua. Para fazermos progressos com a língua ou a manutenção dela é essencial seguir estudando e praticando. É muito comum, por exemplo, alguém que se comunica com tranquilidade em francês parar de estudar e um ano depois se sentir mais “travado” ou sentir que esqueceu algumas palavras.
Na teoria, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, para atingir o nível de língua B2 (avançado), o aluno deveria cumprir 670 horas de estudo da língua. Isso equivaleria a mais ou menos 9 a 10 anos de estudo, se contarmos 34h de aulas por semestre! No entanto, sabemos que muita gente consegue atingir esse nível em menos tempo.
Na prática, mais do que buscar alcançar um ideal de fluência, vale você se perguntar: quais são os seus objetivos com o francês? Poder se comunicar em uma viagem? Fazer um intercâmbio para a França? Escrever um e-mail formal em francês? Compreender músicas e filmes? Cada uma dessas atividades exigirá competências específicas e seu devido tempo. E, com objetivos mais concretos, também ficará mais fácil avaliar se você conseguiu alcançá-los!
Por fim, temos que lembrar que cada aluno é único, cada processo de aprendizagem é único, e que não há apenas uma resposta para essa pergunta. Cada um leva o seu tempo.
Ah, e se você quiser entender melhor como funciona a divisão de níveis de língua nos estudos de francês, clique aqui.
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