Clube de leitura em francês em voz alta - CICLO ÉCRITURES DE SOI:
Edição Qui a tué mon père, de Édouard Louis
Início em janeiro de 2026 (ONLINE)
Este é um espaço para lermos juntos, em voz alta e durante a aula, obras contemporâneas escritas em francês. O curso é pensado para alunos a partir do nível iniciante, que não têm tempo para ler fora da sala de aula ou que gostariam de fazer uma leitura em francês guiada e mediada por nossas professoras de francês.
Em cada edição escolhemos um livro literário em francês diferente, sempre de algum autor francófono da contemporaneidade. A quantidade de encontros propostos depende do tamanho do livro e do tempo que leverá para realizar toda a leitura.
Esta edição faz parte do CICLO ÉCRITURES DE SOI, em que leremos, a cada edição, a obra de um escritor francófono cuja literatura se inscreve no campo das escritas de si.
Para quem é o Clube de leitura?
-
para quem gosta de literatura e cultura;
-
para praticar a praticar a pronúncia em francês e aprofundar seu vocabulário;
-
para quem quer conhecer autores e autoras que escrevem em francês;
-
para quem gostaria de ler mais em francês;
-
para quem gostaria de expandir seu vocabulário em francês;
-
para quem quer ter a oportunidade de discutir em grupo suas leituras.
Clube de leitura em francês em voz alta
CICLO ÉCRITURES DE SOI
Edição janeiro de 2026 - Qui a tué mon père, de Édouard Louis


-
Sinopse do livro Qui a tué mon père (2018), de Édouard Louis:
Uma investigação familiar que mescla manifesto político e crítica social. “Não tenho medo de me repetir, porque o que escrevo, o que eu digo, não atende às exigências da literatura, mas às da necessidade e da urgência, às do fogo”, é o que diz o autor a certa altura. Esse é o tom de manifesto inadiável que percorre a narrativa e se faz sentir na figura do pai doente e moribundo, que Louis visita para prestar ajuda, mas, acima de tudo, em busca de reconciliação. As lembranças dos tempos em que a família vivia na pequena cidade de interior, marcadas pela frieza do pai homofóbico e autoritário, aos poucos vão se transformando em acusações à classe política, numa crítica direta às formas de opressão, à imobilidade e à desigualdade social. Esta é uma narrativa breve e dilacerante, que reflete sobre a relação com o pai, fraturada pela indiferença, pela vergonha e pelo conflito.
-
Quem é Édouard Louis?
Édouard Louis é um escritor e sociólogo francês, conhecido por usar suas obras autobiográficas para expor violências sociais como homofobia, pobreza e luta de classes. Nascido Eddy Bellegueule, ele mudou o nome aos 21 anos para marcar sua ruptura com a origem operária. Seu primeiro romance, O Fim de Eddy, recebeu o Prêmio Goncourt de Primeiro Romance e narra sua infância e juventude em uma vila operária no norte da França. Muito lido no Brasil atualmente, ele também é autor de Quem matou meu pai, Lutas e metamorfoses de uma mulher, Monique se liberta e Mudar: método.
-
Quem guiará os encontros?
Esta edição será guiada por Elisa Rodrigues, fundadora da Pot-Pourri, professora de francês e mestre em literatura francesa e francófona formada pela UFRGS e pesquisadora das escritas de si na literatura contemporânea francesa e francófona.
TURMA ONLINE
-
Datas: terças-feiras, dias 6/1, 13/1, 20/1, 27/1, 3/2 de 2026 (5 encontros)
-
Horário: 18h30-19h30
-
Será disponibilizada uma cópia digital do livro aos participantes
-
Investimento:
-
R$270
-
pagamentos no cartão em até 6x pelo site ou à vista por PIX (chave PIX - CNPJ: 27.520.374/0001-94, enviar comprovante por Whatsapp)
-
-
Encontros online ao vivo pelo Zoom (não serão gravados)
-
Grupo do WhatsApp para compartilhamento de leituras, impressões e materiais
-
A leitura, o curso e as discussões ocorrerão em francês
Em caso de dúvidas, escreva para ecolepotpourri@gmail.com
ou para o nosso Whatsapp (51999260785).

