266126586146761 1089028052512115 1052742702658290
top of page

Clube de leitura Pot-Pourri: 
edição Retour à Reims (PRESENCIAL)

Início em maio de 2025

​MATRÍCULAS ABERTAS

 

O Clube de leitura Pot-Pourri é um espaço para lermos juntos e debatermos obras contemporâneas escritas em francês

Como funciona?

Em cada edição do clube lemos um livro literário em francês diferente, sempre de algum autor francófono da contemporaneidade. Nós propomos um calendário de leitura, que é passado e combinado com os participantes do clube. Cada edição do clube conta com três ou quatro encontros, conforme o tamanho do livro: no primeiro, temos uma aula mais expositiva sobre o autor e sua obra, e nos dois ou três seguintes discutiremos juntos a leitura do livro, sendo a discussão guiada e mediada por uma de nossas professoras. A leitura deve ser feita por cada participante individualmente fora do horário do clube, e no nosso encontro nos dedicamos ao debate.

Nos clubes de leitura presenciais, a inscrição costuma vir acompanhada de um exemplar do livro físico em francês, que encomendamos da França especialmente para nossos alunos. Assim, você tem a oportunidade de ler, tomar notas e guardar o livro como lembrança do clube na sua biblioteca. Verifique se a edição do clube em questão acompanha o livro físico.
Já nos clubes de leitura online, costumamos disponibilizar apenas a versão digital do livro. 

Pra quem é o Clube de leitura?

  • pra quem gosta de literatura e cultura;

  • pra quem gostaria de praticar o francês de uma forma diferente;

  • pra quem quer conhecer autores e autoras de expressão francesa;

  • pra quem gostaria de ler mais em francês;

  • pra quem gostaria de expandir seu vocabulário em língua francesa;

  • pra quem quer ter a oportunidade de discutir em grupo suas leituras.

Clube de leitura Pot-Pourri - Edição maio de 2025 -
Retour à Reims
, de Didier Eribon

Didier Eribon.jpg
Retour à Reims.jpg
  • Sinopse do livro Retour à Reims (2009)de Didier Eribon:

Neste grande livro que entrelaça reflexão sociológica e memória autobiográfica, Didier Eribon relata seu retorno, depois da morte de seu pai, a Reims, sua cidade natal, e seu defrontamento com seu ambiente de origem, com o qual havia praticamente rompido trinta anos antes. Desse reencontro, vem o ímpeto de mergulhar no passado e retraçar a história de sua família, à medida que se dá conta de que a ruptura não se deveu exclusivamente a sua homossexualidade ou à homofobia que pairava no ambiente doméstico, mas também à vergonha que ele sentia de sua origem social.

Ao evocar o mundo operário de sua infância, reconstituindo sua ascensão social e sua vida intelectual a partir dos anos 1950, o filósofo e sociólogo francês combina a cada parte desse relato íntimo e comovente elementos de uma reflexão sobre classes, sistema escolar, formação das identidades, sexualidade, política, democracia e a mudança do padrão de votos da classe operária — que é ilustrada por sua própria família, que troca a lealdade ao Partido Comunista por partidos de direita e até de extrema-direita. Ao reinscrever assim as trajetórias individuais nos determinismos coletivos, Didier Eribon se questiona sobre a multiplicidade de formas da dominação e portanto da resistência. (Fonte: editora Âyiné)

  • Quem é Didier Eribon?

Filósofo e sociólogo francês, é atualmente professor da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Amiens, já tendo lecionado na Universidade de Berkeley (Estados Unidos). Recebeu em 2008 o Brudner Prize, concedido todos os anos pela Universidade de Yale.

  • Quem guiará os encontros?

Esta edição será guiada por Elisa Rodrigues, fundadora da Pot-Pourri, professora de francês pela UFRGS e mestre em Literaturas Francesa e Francófonas pela mesma universidade. 

  • Como vai funcionar o clube de leitura?

No primeiro encontro, teremos uma aula mais expositiva sobre o autor Didier Eribon, sua obra e o livro que leremos. Trabalharemos o conceito de transfuge de classe, muito discutido atualmente na França, e aproximaremos o trabalho de escrita de Eribon aos dos escritores contemporâneos franceses Annie Ernaux e Édouard Louis (este último é amigo pessoal de Eribon e muito em breve será lido no Clube de leitura Pot-Pourri).
Nos três encontros seguintes discutiremos juntos a leitura do livro através de um cronograma que será entregue no primeiro dia de aula. A leitura deve ser feita por cada participante individualmente fora do horário do clube, e nos encontros síncronos nos dedicaremos ao debate em francês.

​ 

TURMA PRESENCIAL 

  • Datas: sábados, dias 10, 17, 24, 31 de maio de 2025 (4 encontros)

  • Horário: 10h30-12h

  • Os inscritos receberão uma cópia física do livro em francês importada da França pela École Pot-Pourri

  • Investimento:

    • R$490 (apenas 8 vagas disponíveis)

    • pagamentos no cartão em até 6x pelo site ou à vista por PIX (chave PIX - CNPJ: 27.520.374/0001-94, enviar comprovante por Whatsapp)

  • Encontros presenciais na sede da Pot-Pourri

  • Endereço: rua Casemiro de Abreu, 367, sala 802 (Porto Alegre)

  • A leitura, o curso e as discussões ocorrerão em francês

Em caso de dúvidas, escreva para ecolepotpourri@gmail.com

ou para o nosso Whatsapp (51999260785)

bottom of page