266126586146761 1089028052512115 1052742702658290
top of page

Quero ler literatura em francês: por onde posso começar?

Separamos algumas dicas pra você que é estudante de francês e quer começar a ler literatura de língua francesa, mas não sabe por onde começar. Vem que a Pot-Pourri te ajuda nessa!



1) Comece! Não importa há quanto tempo você estude francês, a primeira leitura literária será sempre a mais difícil. A linguagem da literatura é muitas vezes diferente da linguagem de sala de aula ou do cotidiano, por isso é possível que você estranhe esse francês literário em um primeiro momento e leve um tempinho pra se acostumar...



2) Mas comece e persista! Você verá que a segunda leitura será mais fácil que a primeira, a terceira mais fácil que a segunda, e assim por diante. Por isso, não desista quando se deparar com as dificuldades (normais e esperadas) da sua primeira experiência literária.



3) Não pare pra buscar todas as palavras que você não conhece! Tente compreender a história pelo contexto e deixar a leitura fluir. Procure apenas as palavras que são essenciais pra compreender o que está sendo narrado. Assim, as chances de largar o livro pela metade são bem menores, e quanto mais experiência com a língua francesa você for adquirindo, menores serão os trechos da história que você não compreenderá muito bem. É mais importante você se conectar com a história do que sacar de primeira todos os detalhes gramaticais da frase.



4) Prefira começar por livros contemporâneos, histórias em quadrinhos ou livros infantis. O francês de Victor Hugo ou Baudelaire é um tanto quanto diferente do francês atual, e é bem provável que a frustração seja grande se você começar a ler em francês com esses grandes clássicos… Não estamos dizendo pra não ler esses autores nunca, mas procure lê-los quando você já tiver uma experiência mais longa como leitor em francês.


Esses são alguns títulos que já lemos com nossos alunos iniciantes em sala de aula:





5) Recorra a leitores de livros digitais como o Kindle: eles costumam ter uma ferramenta de dicionário, que permite que, clicando na palavra, você cheque rapidamente a definição da palavra desconhecida.



6) Coletivizar a tarefa da leitura em francês pode tornar essa experiência mais agradável e costuma ajudar a manter o comprometimento de ler o livro até o fim. Você pode convidar seus colegas de francês pra lerem algo juntos, propor no seu grupo de francês ou pro/a professor/a esse desafio ou ainda participar de um clube de leitura.



Na École Pot-Pourri, temos duas atividades que promovem a leitura em língua francesa:

a) o Atelier Écrivain.e.s francophones, em que estudamos em dois encontros um/a autor/a de língua francesa, normalmente contemporâneo, sua obra, sua vida, e lemos juntos trechos de seus livros em francês. Os encontros ocorrem em francês, sendo uma oportunidade de praticar, além da leitura, a expressão e compreensão oral na língua. A ideia do Atelier é apresentar escritores/as francófonos/as interessantes e relevantes pros nosso alunos e abrir espaço pra que eles possam seguir se aprofundando nas suas obras mais tarde.



b) o clube de leitura Pot-Pourri, um pouco mais longo que o Atelier, em que lemos juntos um livro inteiro de algum escritor/a francófono/a, selecionado pelas nossas professoras, mestres em literaturas francófonas. No clube de leitura vamos do começo ao fim juntos, discutindo a história e compartilhando nossas percepções!



7) Associe-se a uma biblioteca de livros de francês. Pra quem é de Porto Alegre ou região, pode se associar à biblioteca da Pot-Pourri e retirar semanalmente livros de língua francesa. O valor pra se associar é R$100 e acompanha uma ecobag da escola ou um planner em francês, sendo esse valor convertido para a aquisição de novos títulos em francês. Ah, e quem já é nosso aluno e está regularmente matriculado tem acesso livre à biblioteca, ok? Entre em contato pra conhecer o regulamento e se associar.





8) Por fim, organização e rotina é tudo! Separe um momento da sua semana ou do seu dia pra se desconectar do celular e pra se dedicar à leitura em francês! A gente promete: quanto mais você ler, melhor você vai ficar nisso!




Ler em francês é excelente pra aprender novas palavras, expressões e estruturas e pra aprender mais sobre as culturas francófonas!



Tem outras dicas? Compartilha com a gente nos comentários et bonne lecture!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page