Se você se interessa por literatura, cultura e língua francesa, deve ter ouvido falar recentemente sobre Édouard Louis. O escritor francês tem feito muito sucesso entre os brasileiros e esteve no Brasil em outubro deste ano, participando da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024 e do programa Roda Viva. Vem conhecer mais sobre Édouard Louis e pegar um spoiler sobre a programação de 2025 na Pot-Pourri!
Quem é Édouard Louis e sobre o que ele escreve?
Édouard Louis nasceu em Hallencourt, no interior da França, em 1992. Sim, ele é jovem, tem apenas 31 anos! Nossos alunos têm ficado chocados com isso, pois quando veem o nome do autor acham que se trata de um senhor de idade 😂 Esse é, aliás, um nome que ele adotou mais tarde e que trocou na justiça: seu nome de nascimento é Eddy Bellegueule, e essa mudança representa, de certa forma, sua ruptura com suas origens proletárias.
Em seus livros, Édouard Louis fala das condições precárias em que cresceu, da pobreza de sua família, da homofobia e das diferentes formas de violência que sofreu ao longo da vida, assim como de sua busca por ascender socialmente e por se distanciar de seu meio e condições de origem.
Édouard, que já é um nome importante da autoficção contemporânea, escreve a partir de experiências pessoais para produzir relatos impactantes, nos quais a homossexualidade e as injustiças de classe são retratadas através de uma escrita honesta e afiada.
Ele estudou História, em uma universidade onde conheceu Didier Eribon, sociólogo que se tornou seu mentor e grande amigo. Depois, se formou pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, fez um mestrado e começou um doutorado.
Livros publicados
Édouard Louis já publicou 6 livros, sendo que 5 deles já foram traduzidos no Brasil: O fim de Eddy, História da Violência, Quem matou meu pai, Lutas e metamorfoses de uma mulher, Mudar: método e Monique se liberta já podem ser lidos em português. Seu último livro, L’effondrement, foi publicado este ano na França e, pelo sucesso que o escritor tem feito por aqui, apostamos que em breve deve chegar em território brasileiro.
Para ouvir Édouard Louis
Nossos alunos têm dito que, além de ser muito interessante ouvir o que Édouard Louis tem a dizer, não é difícil entender o autor falando francês. De fato, Édouard Louis é muito bem articulado, tem um discurso organizado e não fala tão rápido. Por isso, recomendamos fortemente que, além de ler seus livros, vocês ouçam Édouard Louis para praticar o francês! Recomendamos o vídeo de participação dele na Festa Literária Internacional de Paraty de 2024 e no Roda Viva.
Spoiler da programação da Pot-Pourri em 2025
Alguns exemplares de um dos livros de Édouard Louis, em francês, já estão a caminho da França para o Brasil para compor o próximo clube de leitura em francês da Pot-Pourri! Oui! Escolhemos um livro de Édouard Louis pra próxima edição, pois achamos que o autor vale muito a pena ser lido e que as histórias que ele conta encontram muitos ecos na nossa realidade brasileira.
Como vocês sabem, gostamos de oferecer, junto com a inscrição no clube, um exemplar físico do livro em francês, pois sabemos que é uma oportunidade única não só pra vocês lerem em francês e discutirem a obra em grupo, mas também pra terem a experiência de ter o livro original em francês, vindo direto da França. Enquanto os livros não chegam, estamos preparando tudo com carinho e em breve traremos mais novidades sobre datas e inscrições!
Fontes:
Assisti à entrevista do escritor e fiquei com muita vontade de ler seus livros. Que alegria saber que um deles fará parte do clube! Ansiosa para mais detalhes
que alegria essa notícia!! quero muito participar desse clube. tenho assistido alguns vídeos de édouard e me sentido feliz por entender praticamente tudo o que ele fala. sem o ensino da pot-pourri, nada disso seria possível. merci pour tout!!